quarta-feira, 13 de maio de 2015

Djalma Pires o eterno intérprete de samba de ninar



Djalma Pires esteve a muito tempo envolvido com o samba, foi um daqueles artistas pouco falados pelo público geral, mas era bem considerado no mundo do samba. Sua fase áurea pode ser considerada o final dos anos 60 até meados de 70.  Foi interprete e compositor (em parceria com Belo Xis e Jorge Silva) de um dos sambas mais queridos e lembrados, o poético e sentimental  Samba de Ninar.  

Samba esse que saiu em 1986 pela gravadora Chantecler num single “disco mix” (compacto, só que maior). Depois saiu em 1991 na coletânea Band Brasil 3, da Band Fm do famoso programa de samba e pagode, Band Brasil. Mas Djalma também teve outras músicas bem repercutidas como; Samba Sem Viola , Greve de Amor e Perdido Na Madrugada (essa última sampleada pelo grupo de rap Pollo). 

Foi interprete e compositor das escolas de samba Renascença da Lapa, Unidos do Peruche e Acadêmicos do Tucuruvi. Pena não constar muita coisa sobre sua vida e obra na internet, merecia um pouco mais de divulgação sobre sua história. Sua voz era bem forte e afinada, com um timbre parecido com o do saudoso cantor Jair Rodrigues.

O dimiliduques põe a disposição uma coletânea  Grandes Sucesso Djalma Pires, que saiu em CD em 2001 pela Paradoxx Music. Que reúne alguns dos seus sambas mais conhecidos, foi relançado tempos depois com o título Coleção Música Popular Brasileira Djalma Pires Grandes Sucessos, pela gravadora Rhythm & Blues. 

Pesquisei um pouco e o que achei de outros trabalhos dele lançados, foram compactos: Três Horas da Manhã/Menina Rosa (Beverly/1969), O Samba É Djalma Pires - Corre e Gira/O Galo Cantou  (Beverly/1969), Segura na Cintura Dela/ De Casa ao Trabalho, Do Trabalho Para Casa (RGE/1971) , Samba Sem Viola/ 100% Brasileiro (Beverly/1970), Obsessão/Jarro DÁgua  (RGE/1973), Perdido na Madrugada/Estória de Amor (RGE /1974), É Amor Deixa Doer/Não Há/Samba Pra Chorar/Barraco vazio (RGE/1975),  Sufôco/O Troco (Philadelphia Int. Records/1978), Meu Oxalá/Feitiço da Manga  (Tapecar/?), Exaltação aos Seresteiros/Vou Prosseguir (Tapecar/?),  Samba de Ninar/Pisa Nesse Chão Com Força (versão discomix/Continental/1986).  

Em coletâneas:  Pan Am Presents Royal Carnival Of Brazil Flamboyan Hotel  (Augusta/1972) com a música É Hora da Minha Zabumba Tocar e Doce Namorada, Biggest Brazilian Carnival Hits - Carnaval 73 - (Augusta/1972)  *tratam-se da mesma produção com capas diferentes. Coletânea  Parada Nacional do Sucesso (Som Livre/1974) com Perdido na Madrugada, , Bom de Samba (Continental/1983) com a faixa Canção Pra Ninar Gente Triste, Samba Que Te Quero Sempre (Som Livre/1991) com Perdido na Madrugada, O Melhor do Só Pra Contrariar (JWC/1991) com Meu Simples Balanço  e Band Brasil 3 (RGE/1991) com Samba de Ninar.
   
E LPs: O Samba É Djalma Pires (Beverly/1969), Sucesso Tranquilo (RGE/1971), Os Sucessos de Djalma Pires (AMC/Beverly/1971), O Tempo Passa, O Samba Fica (Discos RGE/1973), Djalma Pires (Chantecler/1978),  Djalma Pires (Chantecler/1979) e Greve de Amor (JWC/1991). 

Novamente bato na tecla que infelizmente muito pouco se tem a respeito da sua vida artística e pessoal na internet, perguntas que ficam no ar como por exemplo: em que ano ele morreu e de quê? e quantos discos realmente ele lançou na sua carreira. 

Clique na capa e vem ninar no samba

   http://minhateca.com.br/celo.sc/Pagode+e+Samba/Djalma+Pires-Grandes+Sucessos,539986618.rar(archive) 








Nenhum comentário: